Black Power: um símbolo de resistência e luta do movimento negro

PreparaTODOS - 07 Abril, 2021

PreparaTodos

Black Power: um símbolo de resistência e luta do movimento negro

A expressão Black Power ganhou destaque nas redes sociais nos últimos dias. O comentário racista de um dos participantes de um reality show nos lembrou que temos muito a ...

A expressão Black Power ganhou destaque nas redes sociais nos últimos dias. O comentário racista de um dos participantes de um reality show nos lembrou que temos muito a aprender com o movimento negro no Brasil.

Um dos temas mais discutidos nos últimos dias foi a polêmica envolvendo dois participantes do reality show Big Brother Brasil. Rodolffo comparou o cabelo black power de João Luiz com a peruca que usava de homem das cavernas. O geógrafo se emocionou ao desabafar sobre o comentário racista do sertanejo ao vivo. 

“Eu estou cansado de ouvir isso e não é só aqui dentro, é lá fora também. Nunca ninguém tem a intenção de machucar, nunca ninguém tem a intenção de fazer as coisas com a gente.”

Uma história de empoderamento

Para além de um instrumento estético, o cabelo black é um símbolo de resistência e cultura.  A origem do símbolo black power (Poder Negro em tradução livre) vem das grandes mobilizações da população negra americana pela igualdade de direitos civis na década de 60. 

A expressão Black Power foi criada por Stockley Carmichael em 1966. Ele foi um dos grades nomes do movimento negro americano da época. Durante um discurso, após ter sido detido pela 27ª  vez, Carmichael afirmou: "O que vamos começar a dizer agora é poder negro".  

É importante lembrar que até 1968, existiam diversos ambientes exclusivos para brancos. Nos Estados Unidos, os negros não podiam usar os mesmos banheiros, utilizar os mesmos bebedouros e nem frequentar as mesmas escolas

O movimento foi marcado pelo uso do cabelo natural como forma de enfrentar a estética eurocêntrica que era imposta pela sociedade americana. 

Lideres do movimento negro 

O movimento negro é um conjunto de movimentos sociais  em prol da equidade social e de direitos entre negros e brancos. 

  • Martin Luther King Jr.

Grande ícone do século XX e ganhador do prêmio Nobel da paz de 1964.

O pastor batista foi um dos principais atividades na luta contra a discriminação nos EUA. Sua reivindicação buscava salários dignos e postos de trabalho para a população negra

Liderou o movimento de boicote aos ônibus em 1955 na cidade de Montgomery. Em função do caso de Rosa Parks, presa por não ceder seu lugar a uma pessoa branca no transporte público.

Fez um discurso em 1963 conhecido até hoje, sobre o que seria o seu sonho de América e um mundo melhor, confira:

CONFIRA O VÍDEO DO DISCURSO

  • Malcolm X

Malcolm Little, conhecido como Malcolm X, (tirou o Little, pois dizia que seu sobrenome foi dado a sua família durante a escravidão) adotou o X por querer representar sua perda de identidade africana no período de escravatura.

Ativista afroamericano que fazia parte do que era conhecido Nação do Islã após convertido ao islamismo na década de 50. 

Em 21 de fevereiro de 1965, Malcolm foi assassinado enquanto realizava um discurso no bairro Harlem, em que residia, na cidade de Nova York.



  • Angela Davis

Filósofa, professora, escritora e ativista nos Estados Unidos. Desde a década de 60 Davis luta pela igualdade da população negra e das mulheres americanas.

Em sua adolescência, organizou um grupo de estudos sobre questões raciais. Posteriormente, a associação foi descoberta e proibida pela polícia.

Integrou o SNCC que tinha como princípio a resistência pacífica, com o tempo o grupo deixou de existir e começou a fazer parte do Movimento dos Panteras Negras.

Ainda que, hoje em dia, tenhamos acesso a uma enorme quantidade de informações, infelizmente ainda vivemos com a discriminação racial e o racismo velado em nosso país. 

O racismo estrutural fez com que normalizássemos diversas falas preconceituosas disfarçadas de brincadeiras inocentes. A cada ideal reproduzido devemos nos policiar para que a intolerância não continue a ser transmitida por nós e pelas pessoas em nossa volta.

Somente a educação transforma. Acesse o Blog da PreparaTODOS.

Tópicos: Cursos Preparatórios, Prepara TODOS


Posts recentes

Folia com renda extra? Temos!

read more

Soluções financeiras para ingressar na graduação

read more

5 dicas de saúde mental no trabalho

read more