Carreira: profissões do passado x profissões do futuro

PreparaTODOS - 19 Janeiro, 2022

PreparaTodos

Carreira: profissões do passado x profissões do futuro

O mundo se transforma a todo instante para atender às necessidades do homem. Esse movimento faz com que novas profissões sejam criadas, enquanto que outras acabam por ...

O mundo se transforma a todo instante para atender às necessidades do homem. Esse movimento faz com que novas profissões sejam criadas, enquanto que outras acabam por desaparecer. Quer saber mais sobre esse assunto? Então vem com a gente!

Você sabe o que é um acendedor de candeeiro?

Não? Então deixa a gente te contar uma história!

Durante o século XIX, quando ainda não havia luz elétrica, as cidades eram iluminadas por candeeiros durante a noite. Assim, havia um profissional especializado na função de acender, apagar e higienizar essas luminárias.

Com o passar dos anos e com o avanço tecnológico, esses objetos foram substituídos por postes com lâmpadas elétricas. Assim, a profissão de acendedor de candeeiro se extinguiu…

 

O movimento natural do tempo 

Desde o início da história, o homem se movimenta em direção à uma vida mais prática. Foi assim que desenvolveu as primeiras ferramentas de caça, descobriu como produzir fogo e inventou a roda, até chegar nas tecnologias digitais do mundo de hoje. E muito mais ainda está por vir, pois a nossa capacidade criativa é infinita.

Dessa forma, é natural que essas transformações venham acompanhadas de mudanças que impactam a sociedade para o bem e para o “mal”.

E por que afirmamos isso?

Por melhores que sejam, as mudanças tendem a ser encaradas como algo desconfortável - é o tal “sair da zona de conforto” para desbravar o desconhecido -, principalmente para aqueles que se sentem prejudicados por elas.

Mas imagine se impedíssemos os avanços de acontecerem para evitar certos transtornos, como o fim de algumas profissões? É justo com a sociedade ficar parado no tempo? Será que gostaríamos de ainda estar na Idade da Pedra?

Felizmente, esse é um movimento que não pode ser contido. Assim, todos os dias somos surpreendidos por coisas que desaparecem para dar lugar às novidades .

 

Profissões que tendem a desaparecer

profissões do futuro

  • Operador de caixa

Em alguns mercados e lojas do país, já é possível encontrar a opção de autosserviço para o pagamento das compras. E a tendência é que esse modelo cresça.

Uma consequência disso é a diminuição de vagas para operadores de caixa, podendo chegar ao desaparecimento dessa função em um futuro muito distante.

 

  • Secretário


Você já conhece a Alexa? E da Siri, já ouviu falar?

Elas são as personas por trás do serviço de assistência virtual das empresas Amazon e Apple.

Basta um comando de voz para que elas realizem chamadas, façam pesquisas na internet, organizem a sua agenda e muitas outras funções de suporte à organização pessoal e profissional.

Seriam elas o fim da profissão de secretário/a? Os especialistas dizem que sim.

 

  • Corretor de imóveis

Profissão de grande prestígio no passado, a tendência é que no futuro ela deixe de existir. Isso porque, com o desenvolvimento de sites e aplicativos especializados nesse setor, a necessidade de ter ajuda de um profissional que intermedeie as negociações de compra e venda de imóveis vem diminuindo.

 

  • Engenheiro de software

Apesar de ser uma profissão recente, ela também está na lista das que tendem a desaparecer.

A razão disso é o crescimento e aprimoramento da Inteligência Artificial, que irá automatizar a criação desses softwares e, consequentemente, diminuir a procura por esses profissionais.



Profissões que tendem a crescer

Como falamos, as mudanças trazem perdas, mas também (e principalmente) ganhos.

Vamos ver algumas profissões que tendem a aparecer ou crescer no futuro:

 

  • Professor de EAD

A Educação a Distância é uma modalidade que cresce cada dia mais. 

A praticidade de poder estudar quando e onde quiser facilitou a entrada de muitas pessoas no universo dos estudos - exatamente por isso, o EAD tem sido visto como um modelo mais democrático.

Mas se engana quem pensa que dar aula presencial e virtual são a mesma coisa. Justamente para contornar a distância e a assincronia, os professores precisam desenvolver técnicas que melhorem a sua comunicação  e, consequentemente, a compreensão dos alunos.

 

  • Detetive de dados

Você já ouviu falar de Big Data?

É uma área especializada em tratar, analisar e interpretar os dados. E que dados são esses?

São as informações - dos mais variados tipos - que, hoje, circulam pela internet.

Você pode não imaginar, mas seus dados pessoais - como idade, classe social, gostos e interesses, por exemplo - são de grande valia para as empresas. É a partir dessas informações sobre os consumidores que elas traçam suas metas e ações para o futuro.

Dessa forma, os profissionais que tendem a ganhar espaço são justamente aqueles que, com seus conhecimentos sobre matemática e estatística, conseguem ler e interpretar esses dados.

 

  • Acompanhante

Em um mundo muito virtual, as relações humanas tendem a se dissolver… E isso afeta muito as pessoas, principalmente as mais velhas, que sentem, cada vez mais, o peso da solidão.

Assim, uma das profissões que ganharão destaque no futuro são os acompanhantes que, mesmo à distância, poderão cuidar e ouvir esses idosos, prestando atenção às suas necessidades físicas e emocionais.

 

  • Educador financeiro

As finanças precisam deixar de ser um problema e passar a ser uma solução.

Infelizmente, a realidade da maior parte dos brasileiros é a de grandes e intermináveis dívidas. 

Para que isso mude, crescem os profissionais que ensinam educação financeira para que todos possam sair do vermelho e ter uma vida mais saudável nessa área.

 

Mudanças podem trazer insegurança - afinal, o desconhecido pode ser assustador -, mas devemos encará-las como um movimento positivo. E para não passar sufoco, conte com a gente para investir no seu crescimento pessoal e atravessar essas transformações com tranquilidade.

Tópicos: cursos profissionalizantes


Posts recentes

Folia com renda extra? Temos!

read more

Soluções financeiras para ingressar na graduação

read more

5 dicas de saúde mental no trabalho

read more