Como as redes sociais transformaram nossas relações

PreparaTODOS - 10 Junho, 2021

PreparaTodos

Como as redes sociais transformaram nossas relações

A primeira rede social surgiu na década de 90. De lá pra cá elas modificaram a forma em que o ser humano se comunica e interage.

A primeira rede social surgiu na década de 90. De lá pra cá elas modificaram a forma em que o ser humano se comunica e interage.

As redes sociais têm papel extremamente importante na forma como interagimos hoje. Com a crescente da internet nas últimas décadas, elas vieram para romper todas as barreiras da comunicação.

Elas se tornaram quase que uma extensão dos nossos corpos - cerca de 62% das pessoas que estão conectadas na web possuem pelo menos um perfil nas redes. 

Essa ferramenta de interação cresce a cada ano que passa e já concentra mais de 3,5 bilhões . Só no Brasil o número representa mais de 140 milhões de usuários.

Mais do que canais para entretenimento, elas atuam como  ambiente em que compartilhamos informações, opiniões e até mesmo compramos produtos.

Redes Sociais e Aldeia Global

Afinal, o que é aldeia global?

O termo foi conceituado em 1960, pelo filósofo canadense Marshall Mcluhan - um grande entusiasta das novas tecnologias da comunicação.

Ele acreditava que o advento da internet veio mudar a forma que todos temos contato uns com os outros, projetando que o avanço das tecnologias encurtaria distâncias geográficas, sociais e culturais.

É o que presenciamos hoje com o uso das redes sociais - podemos conversar com uma pessoa do outro lado do mundo, em tempo real, e vê-la como se estivéssemos muito próximos.

Redes Sociais x Mídias Sociais

Existe uma certa confusão sobre a diferença entre os significados de redes sociais e mídias sociais.

Mídia Social é tudo em que é utilizado algum recurso tecnológico para o compartilhamento de informações interativas, como websites e blogs.

Rede Social são espaços de interação entre pessoas em que elas compartilham seus interesses em comum e não se restringem necessariamente ao ambiente virtual.

A primeira rede social

Ao contrário do que muitos imaginam sobre as redes sociais antigas em que o saudoso Orkut teria sido a primeira delas.

Na verdade, a pioneira foi o SixDegrees, criado em 1997, quando a internet era discada.

Uma curiosidade do site social é que era baseado na Teoria dos Seis Graus de Separação - que resumidamente, defende que seriam necessários apenas seis laços de amizade para que duas pessoas estivessem ligadas.

Daí o nome “Seis Graus” da rede social que chegou a ter mais de 3,5 milhões de usuários ativos.

 

como-as-redes-sociais-transformaram-o-ser-humano-jpg

A primeira rede social do mundo, criada em 1997 (Reprodução: Techtudo)

Redes Sociais mais usadas no mundo

como-as-redes-sociais-transformaram-o-ser-humano-jpg (1)

Existem milhares de redes sociais para serem exploradas.

Juliette do BBB 21 nas redes

A participante foi um fenômeno no Reality Show mais popular do país e até podemos afirmar que assim que ela chegou na casa, todo o público já sabia quem seria o ganhador.

Ela conseguiu mais de 30 milhões de seguidores no Instagram - uma das maiores redes sociais do mundo - com o grande empenho dos seus administradores de atualizarem suas publicações 24 horas.

Isso a tornou a participante mais seguida da história do BBB nas redes sociais.

Descubra muito mais acessando o Blog da PreparaTODOS!

Tópicos: cursos profissionalizantes, Prepara TODOS


Posts recentes

Folia com renda extra? Temos!

read more

Soluções financeiras para ingressar na graduação

read more

5 dicas de saúde mental no trabalho

read more