Como conseguir bolsa de estudos na faculdade

PreparaTODOS - 12 Dezembro, 2021

PreparaTodos

Como conseguir bolsa de estudos na faculdade

Você sonha em entrar na faculdade, mas pensa em desistir por conta dos altos custos de mensalidade? Calma! Hoje nós vamos te mostrar que existem formas de obter bolsas ...

Você sonha em entrar na faculdade, mas pensa em desistir por conta dos altos custos de mensalidade? Calma! Hoje nós vamos te mostrar que existem formas de obter bolsas de estudos para não abrir mão do tão sonhado diploma.

Você sabe o que é uma bolsa de estudos?

A bolsa de estudos é um apoio financeiro que uma entidade, pública ou privada, concede a estudantes para ajudar e favorecer a entrada e permanência dos alunos em uma instituição de ensino.

Colégios, cursos e mesmo universidades concedem bolsas, em geral, a alunos de baixa renda, pelos mais variados mecanismos.

 

Instituições Públicas

As instituições públicas, geralmente, oferecem ensino gratuito aos estudantes.

Isso não significa, porém, que o estudante não tenha gastos para estudar nelas: transporte, alimentação e materiais de estudo, muitas vezes, saem bem caros.

Para ajudar esses estudantes a concluírem seus estudos, as Universidades públicas costumam conceder bolsas de auxílio - as chamadas bolsas permanência -, no valor de R$ 400 mensais. Para obtê-las, o estudante precisa preencher uma série de critérios e provar que faz parte de uma família de baixa renda.

Mas esses não são os únicos auxílios financeiros que os estudantes de universidades públicas podem receber. 

Há as bolsas de Iniciação Científica, para os alunos que dedicarem parte do seu tempo de estudos a participação em pesquisas acadêmicas, e as bolsas de Monitoria, que é quando o estudante auxilia o professor em suas aulas.

 

Instituições Privadas

Nas instituições privadas, as bolsas servem para cobrir total ou parcialmente o valor da mensalidade.

E consegui-las não é impossível!

 

  • Instituições filantrópicas

Você já ouviu falar de filantropia ?

São ações praticadas por pessoas ou instituições em prol de um benefício social. 

Por serem filantrópicas, essas universidades oferecem muitas bolsas a seus estudantes. 

 

  • ENEM

E você sabia que também é possível obter bolsa de estudos via ENEM?

O PROUNI (Programa Universidade para TODOS), criado pelo MEC, oferece bolsas parciais (50%) e integrais (100%) em instituições particulares parceiras para estudantes que comprovem baixa renda e que ainda não tenham um diploma de ensino superior - não vale para segunda graduação!

Funciona assim: após a divulgação da nota oficial do ENEM - que sairá em 11 de fevereiro de 2022 -, é aberto o período de inscrições dos candidatos interessados em obter uma bolsa pelo PROUNI. Para concorrer a uma bolsa, é necessário ter média igual ou superior a 450 e não ter zerado a redação.

A inscrição é feita através do site do programa e é necessário comprovar renda e estudo em instituição pública.

Ah, e se você já quiser ter uma ideia de quais faculdades possuem convênio com o Prouni, vale dar uma olhadinha nos editais anteriores. Mas lembre-se: a lista é atualizada ano a ano!

 

E o financiamento?

O financiamento universitário é uma prática que existe em diversos países. Aqui no Brasil, o FIES -  Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior -, foi criado em 1999.

E como isso funciona?

O financiamento não é uma bolsa, uma vez que o estudante terá que pagar pelos estudos. A diferença é que esse pagamento será feito de uma maneira diferente.

Durante o período em que estiver cursando a graduação e nos 18 meses seguintes à conclusão do curso, o aluno paga apenas os juros do financiamento; as mensalidades serão pagas pelo governo, como uma forma de empréstimo. Passado esse período, o pagamento é feito em condições facilitadas através de parcelas mensais.

Para descobrir o valor a ser pago, o MEC oferece um simulador de parcelas em seu site.  

Apesar de não ser um programa de bolsas, o FIES também é oferecido apenas a estudantes de baixa renda.

As inscrições para o FIES também acontecem após a divulgação da nota oficial do ENEM e, para concorrer, o candidato também deve ter obtido média igual ou superior a 450 pontos e não ter zerado a nota da redação.

 

Curtiu esse conteúdo? 💁

Então, que tal já buscar a opção que melhor se encaixa no seu perfil e garantir a sua vaga na universidade? O diploma da faculdade não precisa ficar só no sonho!

Tópicos: Cursos Preparatórios


Posts recentes

Folia com renda extra? Temos!

read more

Soluções financeiras para ingressar na graduação

read more

5 dicas de saúde mental no trabalho

read more