Como se tornar um administrador de sucesso em 5 etapas?
Vamos te mostrar como se destacar em uma das áreas com maior campo de atuação no mercado de trabalho
Você já parou para pensar em como são amplas as possibilidades de atuação de um profissional com formação em administração?
O administrador é a pessoa responsável por gerenciar os processos e controlar os recursos, atuando diretamente na liderança de pessoas e na organização das metas, recursos e finanças.
Com um trabalho tão fundamental, toda e qualquer empresa precisa ter em seu time bons administradores para que possa se manter ativa e em crescimento.
Não à toa, Administração está entre os 3 cursos de graduação mais procurados no Brasil.
Por isso, se você já atua ou deseja atuar nessa área, vem com a gente conferir as 5 etapas para se tornar um administrador de sucesso.
- Habilidade para gerenciar conflitos
Essa é uma das soft skills de maior importância para os cargos de liderança.
O pensador grego da Antiguidade Heráclito de Éfeso disse:
O conflito é o pai de todas as coisas: de alguns faz homens; de alguns, escravos; de alguns, homens livres
Isso significa que não devemos temer o embate, mas conduzi-lo para um lugar fértil e positivo. Afinal, é da natureza humana discordar e questionar, o que pode gerar atritos e desentendimentos.
Assim, é a maneira como lidamos com o conflito que nos diferencia. Alguns, se tornarão escravos da briga; outros, expandirão a mente e serão livres para aprender e crescer.
Cabe, então, ao líder conduzir a sua equipe para o melhor desfecho possível, fazendo do limão a limonada, ou melhor, do conflito a solução.
- Redução de custos
Administrar bem os recursos é uma das principais atribuições dos cargos de administração.
Vamos pensar juntos:
Para uma empresa crescer, ela deve ser sustentável, ou seja, os valores que entram devem ser superiores aos que saem para que todas as despesas sejam pagas e ainda haja lucro.
Assim, um administrador que queira crescer em uma empresa deve investir seus esforços para buscar estratégias de redução dos custos operacionais.
- Boa comunicação
O profissional administrador é, antes de tudo, um líder. Cabe a ele gerenciar a equipe para que o trabalho seja feito e as metas alcançadas.
Por isso, uma de suas principais atribuições é a de delegar tarefas para a equipe. Sendo assim, a boa comunicação é uma habilidade indispensável para o bom exercício da sua função.
É preciso ser claro sobre:
- o que precisa ser feito
- por que precisa ser feito
- por quem deve ser feito
- como precisa ser feito e
- quando deve ser feito
- Assertividade
Todos nós sabemos que o planejamento é indispensável para o sucesso em qualquer função.
Mas ao mesmo tempo em que estabelecemos metas e objetivos, também sabemos que, muitas vezes, os imprevistos exigem que sejam tomadas medidas de forma imediata,
Assim, o bom gestor deve saber unir
- criatividade: buscando as melhores soluções e
- timing : para aplicá-las no momento certo.
Com criatividade e timing, tem-se a fórmula da assertividade.
- Resiliência
Se existe uma certeza é a de que, nem sempre, as coisas vão sair como o planejado. Diante dessas “derrotas”, existem duas opções: desistir ou seguir em frente.
Trabalhar na área de gestão é ter que lidar com situações como essa de tempos em tempos. E nesses casos, desistir não é uma escolha.
Por isso, a resiliência passa a ser uma habilidade essencial.
Ser resiliente é ter a capacidade de lidar com as adversidades e superar os obstáculos, sem perder o prumo nem o rumo.
Quer aprimorar seus conhecimentos em Administração? Acesse nossa plataforma!