Copywriting: o segredo da (boa) redação publicitária

Refuturiza - 22 Agosto, 2022

PreparaTodos

Copywriting: o segredo da (boa) redação publicitária

Tem curso novo na área e você não pode ficar de fora. “Copywriting e a redação publicitária” foi pensado para quem quer ir além na conquista dos clientes.

Tem curso novo na área e você não pode ficar de fora. “Copywriting e a redação publicitária” foi pensado para quem quer ir além na conquista dos clientes.

Você já parou para pensar porque certas empresas alcançam tanto sucesso entre o público?

A resposta, nem sempre, está ligada à qualidade do produto - um fator essencial, é claro -, mas na maneira como ele é apresentado. 

William Bernbach, diretor de arte americano e um dos fundadores da importante agência internacional de publicidade Doyle Dane Bernbach, quando falando sobre a importância da boa publicidade, disse o seguinte:

“Conheça o seu produto por dentro e por fora antes de começar a trabalhar e relacione esse conhecimento com as necessidades do consumidor”

Na hora de convencer alguém, o porquê vale mais do que o quê.

Vamos juntos entender isso?

Copywriting: a técnica de milhões

Nos últimos tempos, com o avanço do Marketing Digital, muito se tem falado sobre Copywriting.  Mas você sabe o que é isso?

Não se trata apenas de uma escrita publicitária - ou seja, textos voltados para a divulgação de uma empresa e/ou produto -, mas sim daquela que tem um alto poder de persuasão.

Nós costumamos dizer que cada cliente/comprador tem uma “dor”, ou seja, uma necessidade que precisa ser suprida. Assim, mais importante do que dizer o que se está vendendo, é importante ressaltar por que o cliente deve comprar. 

Além disso, é importante escolher a forma e as palavras certas para comunicar correta e efetivamente a ideia.

Com 70 anos de mercado, uma empresa de controle de pragas conquistou seus clientes usando um slogan que diz: “é um pouco mais caro, mas é muito melhor”.

Parece uma frase simples, não é mesmo? 

E de fato é - apesar de termos que saber que a simplicidade não é fácil de ser alcançada. No entanto, ela contém todas as ideias que a empresa precisa transmitir.

Vamos pensar juntos.

Quando um cliente busca contratar uma empresa que faça controle de pragas é porque esses animais - baratas, formigas, ratos, pulgas, cupins e tantos outros - já estão o importunando de alguma forma. Seja em casa ou no local de trabalho, tudo o que queremos é um espaço limpo e que não ofereça risco à nossa saúde e à daqueles à nossa volta.

Mas existem inúmeras empresas que fazem esse serviço. Como escolher a certa?

Bom, é claro que o cliente escolherá a que EFETIVAMENTE resolver o seu problema.

O contraste entre o “um pouco mais caro” e o “muito melhor” marca a ideia de que a diferença de custo não é tão relevante perto da satisfação que o cliente terá. Pronto, essa mensagem é suficiente para que o número de vendas cresça.

A arte de dizer o que o cliente deseja ouvir

Um dos principais nomes da história do Copywriting foi John Emory Powers. Ele foi um dos primeiros a mostrar que a escrita certa pode trazer resultados imensos para uma empresa.

E um dos pontos mais curiosos quando estudamos a sua contribuição para a história do marketing e da publicidade é ver que seus textos não são óbvios no que diz respeito ao “agradar o cliente”. 

Vamos ver uma das suas frases mais famosas, feita para um anúncio de gravatas:

“Elas não são tão boas quanto parecem, mas são boas o suficiente - e custam apenas 25 centavos”

Veja, não parece ideal começar a divulgação do seu produto dizendo que a sua qualidade não é excelente. No entanto, essa sinceridade, conjugada com uma boa habilidade com as palavras, fez com que Powers obtivesse sucesso com o seu texto. Afinal, se eles estão dizendo que as gravatas “não são tão boas quanto parecem” é porque são verdadeiros, então devo acreditar quando falam que “são boas o suficiente” (ou seja, servem para o que eu preciso) e o melhor de tudo: “custam apenas 25 centavos”.

Não é sobre o que você anuncia, mas como você anuncia.

Não é sobre o que o cliente compra, mas como o cliente compra.

E você, está pronto para usar essa técnica centenária para fazer bombar as suas vendas?

=> Então acesse a nossa plataforma e comece hoje mesmo a Refuturizar o seu negócio!

Tópicos: Carreira, Conhecimento, mercado de trabalho, Comprar pela internet, Compras on-line, Copywriting


Posts recentes

Folia com renda extra? Temos!

read more

Soluções financeiras para ingressar na graduação

read more

5 dicas de saúde mental no trabalho

read more