Descubra como o teatro pode te ajudar no trabalho
Estudar teatro não é só para atores. Descubra como essa arte pode te ensinar técnicas para falar bem em público.
Na última segunda, dia 27, comemorou-se o Dia Mundial do Teatro. Talvez você não saiba, mas essa, que é conhecida como a quinta arte, tem muito a nos ensinar - mesmo que não sejamos atores.
Dramatizar, ao contrário do que podemos pensar, não significa “chorar as pitangas” ou “deixar as emoções à flor da pele”. Na verdade, drama, um dos sinônimos da arte teatral, quer dizer colocar em ação, encenar.
Nessa arte, os atores se utilizam de um texto para desenvolver cenas que contarão uma história para a plateia que os assiste.
Assim, podemos entender que os atores são mestres na arte de falar bem em público. Por isso, estudar teatro pode ser um excelente caminho para quem deseja desenvolver bem essa técnica.
Melhorar a postura
Como fica o seu corpo quando você precisa falar diante de seus colegas e líderes? Ou quando precisa fazer uma apresentação para seus clientes?
Fica retraído?
Trêmulo?
Balançando de um lado para o outro como se estivesse em um navio em alto mar?
Sentir-se natural com o próprio corpo é algo que se conquista através da consciência corporal, um dos grandes pilares do teatro.
Respiração
Você conhece a sua respiração?
Ela trabalha a seu favor ou contra você?
Quando nos sentimos nervosos, ansiosos ou com medo de algo, a nossa respiração tende a ficar mais curta e rápida. É por isso que, algumas pessoas, quando estão falando em público, ficam “ofegantes”, parecendo que estão cansadas.
Tudo isso se resolve com exercícios de respiração, que além de melhorar o fôlego, ajudam o corpo a se manter relaxado, aperfeiçoam a dicção e propiciam uma melhor oratória.
Movimento do corpo
No teatro, há uma regra muito importante que se chama “ocupar o espaço”.
Imagine que o palco é uma grande prancha bamba. Se todos ficam em um único lugar, ela desequilibra. É preciso ocupar e explorar o espaço para que ela se mantenha firme.
O mesmo vale para nós durante palestras e apresentações. Por mais que você esteja só no palco, busque caminhar calmamente por ele de modo que toda a sua superfície seja “riscada” pelos seus pés.
A 4ª parede
Este é outro conceito muito interessante do teatro.
Quando os atores estão em cena, há o seguinte acordo: eles fingem que aquilo que estão encenando é real e nós, o público, fingimos que acreditamos.
Para que esse acordo dê certo, é muito comum que os atores simulem haver entre eles e a plateia uma parede invisível. Assim, não olham fixamente para nenhuma pessoa, mas sim para um ponto ao fundo da sala.
Essa é uma estratégia que pode funcionar bem para quem ainda se sente ansioso durante as apresentações.
Tom de voz
Impostar a voz não é gritar.
Quando você precisa ser ouvido por um grande número de pessoas, é interessante dominar essa técnica que ensina como usar a própria ressonância corporal para que a voz alcance todos à sua volta.
Lembre-se: nem sempre existiu a possibilidade de usar microfones e os atores se apresentavam para plateias de milhares de pessoas.
Ensaie
No teatro, existe uma piada de que os atores, sempre que perguntados sobre o que vão fazer em algum dia da semana, vão responder: tenho ensaio!!!
Para que tudo funcione perfeitamente, é necessário repetir, repetir, repetir inúmeras vezes. É assim que se descobrem as falhas e fazem-se os ajustes.
Então, essa é outra lição do teatro para nós: antes de se apresentar ou falar em público, ensaie. Isso vai te trazer mais confiança e tranquilidade na “hora da verdade”.
Na Refuturiza Empregos você trabalha sem drama. Cadastre-se!!!