Dicas para estudar para o Enem
Como se preparar para uma das provas mais esperadas por estudantes de todo o Brasil
Estamos a pouco mais de 10 dias do esperado – e, muitas vezes, até temido – Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem. A prova vai acontecer nos dias 3 e 10 de novembro, e estima-se que mais de 5 milhões de pessoas participem, com o objetivo de usar a nota para ingressar em universidades, complementar o vestibular ou conseguir uma bolsa ou financiamento.
Com 180 questões em quatro grandes áreas do conhecimento – linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias – e uma redação, o Enem causa arrepios na maioria dos participantes, que o enxergam como a porta de entrada para um futuro de sucesso. E é por isso que trouxemos algumas dicas importantes para que você possa se preparar para a prova e ser bem-sucedido.
Como estudar para o Enem:
Confira o que cai na prova
Apesar de englobar conteúdos amplos dentro das áreas do conhecimento que cobre, o Enem conta com uma Matriz de Referências, um documento que detalha o que um candidato precisa saber para fazer a prova. Essa matriz é uma ótima maneira de organizar o que você precisa estudar, sem se perder nos conteúdos.
Para conferir a Matriz de Referências, é só acessar o site do INEP e conferir as dicas da seção “antes da prova”.
Além disso, você também pode usar os conteúdos que estudou durante o Ensino Médio ou fazem parte da grade atualmente. As atualidades também farão parte da prova, por isso é bom estar informado sobre o que está acontecendo no Brasil e no mundo.
Faça resumos
A melhor maneira de gravar os conteúdos que estudou é através de resumos. É só pegar um dos temas e destacar as partes mais importantes, como datas, fórmulas e conceitos. Uma boa dica é fazer os resumos em tópicos, que facilitam não só a memorização, mas também a compreensão.
Fazer isso também facilita na hora de revisar as matérias. Já que tudo o que for mais importante estará centralizado no mesmo lugar. O que nos leva à próxima dica.
Revise os conteúdos
Com poucos dias para a chegada da primeira prova do Enem, é hora de fazer revisões dos conteúdos. Procure se concentrar naquilo que já estudou, rever fatos importantes e passar mais uma vez, de forma resumida, por todas as áreas de conhecimento que estarão no exame. Para as revisões, a Matriz de Referências também é um ótimo ponto de partida, já que dá uma direção para onde ir.
A revisão é muito importante, porque nosso cérebro precisa da repetição para gravar informações e conteúdos.
Faça um curso online
Essa é uma dica de ouro. Escolher cursos que você pode fazer de casa ou da escola e do trabalho e que contam com todos os conteúdos importantes para a realização da prova pode ajudar muito nessa reta final. Há diversas opções pela internet, mas é importante escolher as que oferecem aulas atualizadas e material complementar.
E é aí que entra a PreparaTODOS. Nós queremos ajudar você a ter sucesso no Enem. Por isso, oferecemos um curso preparatório para a prova com aulas de português, literatura, redação, artes, inglês, geografia, história, sociologia, filosofia, química, física, matemática (conhecimento numérico, conhecimento geométrico, conhecimento algébrico, estatística e probabilidade, conhecimento algébrico e numérico) - todo conteúdo estruturado a partir da Matriz de Referências.
Você pode até escolher fazer as aulas que mais precisa rever. As listas de exercícios propostas no curso também são ótimas para praticar e fazer revisões. Se quiser saber mais, clique aqui.
Descanse antes da prova
Por último, mas não menos importante, além de investir em resumos, aulas preparatórias e planos de estudo, desligar também é importante. No dia anterior à prova, descanse um pouco a cabeça, durma bem e faça coisas de que gosta. Corpo e mente preparados e descansados também são essenciais para um bom resultado.
Então, bons estudos e boa prova!