Educação pra quê? - A importância da educação continuada

PreparaTODOS - 17 Fevereiro, 2021

PreparaTodos

Educação pra quê? - A importância da educação continuada

Será que você sabe a importância de se manter atualizado para conseguir melhores oportunidades dentro do mercado de trabalho? Vem com a gente para entender a importância ...

Será que você sabe a importância de se manter atualizado para conseguir melhores oportunidades dentro do mercado de trabalho? Vem com a gente para entender a importância de investir em uma educação continuada.

É muito comum ouvir dos estudantes: estou doido para acabar logo isso! Mas será que existe exatamente um fim quando pensamos em educação? Sim, certamente conseguimos encerrar ciclos - a fase escolar, a graduação, a pós… -, no entanto, se pensarmos na ampliação dos nossos conhecimentos, o processo de aprendizagem, então, nunca tem fim.

 A educação continuada

Então, vamos entender o significado desse termo. Como o próprio nome diz, trata-se de um processo contínuo de aprendizagem. Assim, a pessoa que investe em educação continuada não encerra os seus estudos com o término dos ciclos de ensino mais tradicionais. Pelo contrário, se mantém em busca de novos conhecimentos para estar sempre atualizada em relação à sua área de atuação.

E por que isso é tão importante?

Você já ouviu falar no mundo VUCA? Não? Aqui em nosso blog temos um texto bem completo falando sobre isso. Que tal dar uma olhada?

VUCA é uma sigla criada para representar as características do mundo atual. Cada letra refere-se a uma palavra (inglês):

V - Volatilidade

U - Incerteza (uncertainty)

C - Complexidade

A - Ambiguidade

Desde o século XVIII, quando as primeiras modificações sociais mais fortes começaram a acontecer, o mundo se transformou profundamente.Essas mudanças se intensificaram, em dimensão e tempo, a partir do século XX com a chegada da Revolução Digital. Pense comigo: o mundo que conhecíamos há cerca de 30 anos não é o mesmo que encontramos hoje.

Isso nos mostra que a realidade atual é marcada pela versatilidade e pela instabilidade. Nada nos garante que o que faz sentido hoje continue  a fazer daqui a alguns anos.

Por isso, o profissional que quiser se manter com boas oportunidades no mercado de trabalho deve se atualizar constantemente. Todos os dias surgem novas tecnologias, novas teorias, novas técnicas… A maneira com que resolvemos um problema hoje, definitivamente não será a mesma amanhã. Nesse sentido, a educação continuada é a sua grande aliada. 

Vamos pensar em um exemplo bastante ilustrativo: há pouco mais de 30 anos, as redações de jornais e revistas eram repletas de máquinas de escrever. Era através delas que os jornalistas escreviam as suas matérias - um grande avanço tecnológico até então. Foi aí que surgiram os computadores que, logo na sequência, tornaram-se populares. Qual era a vantagem desse aparelho em relação ao anterior? Bom, para os escritores, ele trazia mais conforto para apagar erros e formatar páginas. Agora, imagine um profissional que, em face da chegada dessa nova tecnologia, se recusasse a se atualizar? Afinal, a máquina de escrever continuava ali, sendo útil e servindo ao propósito da escrita. Em quanto tempo você acha que ele perderia oportunidades no seu espaço de trabalho? 

Esse exemplo ilustra bem o que acontece de maneira geral em nossa vida profissional quando abrimos mão da educação continuada: nos tornamos obsoletos!

Como investir na minha educação continuada?

  • Pós-graduação:

Essa é uma boa maneira de adquirir novos conhecimentos e se manter atualizado depois de concluir a graduação. Existem dois modelos de pós: as chamadas latu sensu (do latim, “em sentido amplo”),  são programas de especialização, tal como os MBAs, e geralmente são mais voltados ao mercado de trabalho; já as chamadas stricto sensu (do latim, “em sentido específico”), referem-se aos programas de mestrado e doutorado, usualmente mais voltados para a pesquisa e para o universo acadêmico.

  • Cursos profissionalizantes:

Você pode achar que, por já ter uma profissão, não faz sentido investir em um curso profissionalizante. Muitos deles, no entanto, ajudam o profissional a descobrir novas técnicas e a ampliar o seu repertório de atuação.

Em nossa plataforma, você encontra mais de 1250 cursos desta categoria para investir em você e no seu crescimento pessoal.

  • Cursos de idiomas: 

Em um mundo globalizado, conhecer e dominar novos idiomas é essencial para ampliar as possibilidades de comunicação e,  consequentemente, abrir novas portas no universo profissional. 

Na PreparaTODOS, você encontra cursos de inglês, espanhol, francês e italiano para investir no seu crescimento pessoal e profissional. 

Agora que você já entendeu a importância da educação continuada, que tal começar hoje? Conte sempre com a gente e voe alto na sua carreira! 

Acesse já nosso blog e tenha acesso aos melhores conteúdos de educação em empregabilidade.

Tópicos: empregabilidade, Prepara TODOS


Posts recentes

Folia com renda extra? Temos!

read more

Soluções financeiras para ingressar na graduação

read more

5 dicas de saúde mental no trabalho

read more