Exaustão mental: o que é e como reconhecer os sinais
Não é só o nosso corpo que sofre com o cansaço. A exaustão mental é um transtorno que, cada vez mais, atinge os brasileiros. E com a chegada da pandemia, esse quadro se agravou. Mas o que é isso e por quê acontece? Vem com a gente descobrir!
Imagine que você acabou de correr uma maratona. Seu coração está acelerado, a respiração ofegante; você sente os músculos doloridos e as pernas pesadas. Seu corpo está cansado e você sabe exatamente o que fazer: um bom banho e repouso!
Com a nossa mente não é diferente. Ela também se cansa. Ao final de um longo dia de trabalho, sentimos a necessidade de desligar e "esvaziar" a cabeça.
Mas e quando não conseguimos desconectar a mente? Ela se mantém constantemente acelerada e, ao longo dos dias, o cansaço vai se acumulando…
Sinais da exaustão mental
Quando entramos em uma rotina muito acelerada e não conseguimos um descanso efetivo, chegamos à chamada exaustão mental. Ela representa o limite daquilo que nosso cérebro consegue suportar.
São sinais da exaustão mental:
- Dificuldade de concentração
- Dores de cabeça
- Irritabilidade
- Distúrbios do sono (somado a sono não reparador)
- Dores no corpo
- Cansaço persistente
- Perda de apetite
- Desânimo
- Diminuição da memória
Se você está com esses sintomas, é importante buscar apoio profissional, pois a exaustão mental pode evoluir para outros transtornos ou até mesmo adoecer o seu corpo.
Fatores que levam à exaustão mental
Como falamos anteriormente, a exaustão está ligada a um esgotamento da mente, que pode ser resultado de:
- Trabalho ou estudo excessivo (longas horas do dia sem intervalo)
- Uso excessivo de redes sociais
- Estresse constante
- Ansiedade e depressão
A pandemia e o esgotamento
Estresse, ansiedade e depressão são os principais ingredientes da exaustão. Sendo assim, a pandemia nos tornou muito mais suscetíveis a alcançar esse estado limite.
Preocupações constantes com a nossa saúde e a de quem amamos, a incerteza quanto ao futuro, pouco convívio social e acúmulo de trabalho e funções (em razão do home office e do isolamento) são alguns dos fatores que nos levaram a essa condição.
Por isso, não se cobre tanto. Tudo bem não estar bem. Estamos vivendo um momento extremamente desafiador para toda a humanidade.
Dicas para evitar a exaustão mental
Por mais atribulado que você esteja, é necessário “desligar” do trabalho e dos estudos por alguns momentos do seu dia. Sua mente precisa relaxar e há maneiras de ajudá-la a fazer isso:
- Fazer caminhadas
- Ouvir música
- Desconectar das redes sociais por alguns momentos (principalmente na hora das refeições)
- Beber bastante água
- Tirar pequenos intervalos ao longo do dia
- Usar o horário do banho como um momento de relaxamento
- Meditar
- Tirar férias
No entanto, se ainda assim a exaustão te pegar, não hesite em buscar a ajuda de um profissional (psicólogos, psiquiatras e/ou terapeutas). A nossa saúde (física e mental) é o que há de mais importante e precisamos cuidar muito bem dela!