Fora fake! 3 dicas para não cair nas mentiras da rede

PreparaTODOS - 12 Abril, 2021

PreparaTodos

Fora fake! 3 dicas para não cair nas mentiras da rede

É fato ou fake? Essa é a pergunta que não quer calar. Todos os dias somos bombardeados com notícias que chegam de todos os lados. Mas o que é verdade e o que é mentira ...

É fato ou fake? Essa é a pergunta que não quer calar. Todos os dias somos bombardeados com notícias que chegam de todos os lados. Mas o que é verdade e o que é mentira nesse mar de informações?

Antes de mais nada, é preciso entender: as  fake news sempre existiram! Elas só não tinham esse nome… Desde que o mundo é mundo, o homem espalha histórias que nem sempre são verdadeiras. As intrigas, boatos e fofocas nada mais são que notícias falsas propagadas para servir a um determinado interesse.

Mas como chegamos ao contexto atual?  

As redes sociais

A chegada da internet não inventou as notícias falsas. No entanto, com a democratização do acesso às redes, os canais de comunicação se tornaram bastante acessíveis à maior parte da população. 

Hoje, todos têm espaço para colocar a sua voz no mundo, dando opiniões sobre os mais variados assuntos. E se por um lado isso é muito positivo, por outro, nos deixa vulneráveis à disseminação de notícias falsas.

Isso acontece porque qualquer pessoa pode criar e espalhar uma notícia de acordo com os seus interesses.

E como as redes sociais fazem muito sucesso, elas se tornaram instrumento de manipulação das massas. Um exemplo disso foram as eleições presidenciais dos EUA em 2016. Inúmeros pesquisadores apontam que a vitória de Donald Trump se deu por conta da grande quantidade de fake news propagada pela sua campanha.

Fake news é crime?

Sim, é! No entanto, ainda não é tão simples identificar e punir os responsáveis. Isso porque, justamente por trabalharem fora da lei, as empresas especializadas na criação e divulgação de factóides atuam na chamada deep web, uma parte da rede que fica oculta aos mecanismos de busca.

Por que espalhamos notícias falsas?

As motivações são várias e estão sempre ligadas à necessidade de poder.  

Como falamos acima, as fake news são usadas para manipular a opinião pública e, assim, alcançar um determinado objetivo. Pode ser um resultado de eleição, mas também uma tendência de mercado. Se uma empresa espalha um boato sobre o produto do seu principal concorrente, o resultado pode ser um aumento significativo na venda dos seus produtos.

E onde nós ficamos em meio a isso tudo?

Precisamos estar atentos para não sermos manipulados e para não servirmos aos interesses de grandes estruturas de poder. 

Por isso, é fundamental que saibamos identificar quais notícias são falsas e quais são verdadeiras.

Vamos ver como fazer isso?

  • Não compartilhe sem ler!

Um dos principais objetivos das fake news é causar impacto. Por isso, as manchetes costumam chamar bastante a atenção de quem vê. Não raro, muitas pessoas compartilham essas notícias apenas pelo que leram na chamada, sem verificar o conteúdo… 

O que está dentro pode não corresponder ao que diz a capa e, ao dividir essa informação com outras pessoas, você as induz ao erro. 

  • Verifique a data.

Uma notícia verdadeira se torna falsa quando retirada do seu contexto original. 

Se eu divulgo hoje uma notícia de algo que aconteceu meses ou anos atrás sem uma indicação clara, dou a entender que aquilo é algo atual, o que pode causar confusão e desinformação.

  • Faça uma busca rápida

Antes de divulgar uma notícia recebida, faça uma pesquisa rápida em um site de buscas para verificar a veracidade da informação.

Em geral, quando se trata de um fato, a informação estará replicada em sites da grande mídia. Esses são veículos de comunicação mais confiáveis, visto que, por ter uma reputação a zelar, não propagarão notícias que não tenham sido previamente verificadas.

Sites desconhecidos, em geral, foram criados apenas para a divulgação de fakes. Fique esperto! 

Agora que você já sabe como verificar as informações, não tem mais desculpa para cair em fake news. A verdade é, e sempre será, o melhor caminho, mesmo que não seja aquilo que a gente quer ouvir. 

Quer ter acesso aos melhores conteúdos de educação e empregabilidade? Conheça o blog da PreparaTODOS e não fique de fora dessa.

Tópicos: empregabilidade, Prepara TODOS


Posts recentes

Folia com renda extra? Temos!

read more

Soluções financeiras para ingressar na graduação

read more

5 dicas de saúde mental no trabalho

read more