Já fiz o ENEM! E agora?

PreparaTODOS - 03 Fevereiro, 2021

PreparaTodos

Já fiz o ENEM! E agora?

Muitas pessoas não sabem, mas a realização do exame é apenas uma das etapas para alcançar o tão sonhado ingresso na faculdade. Então, vem com a gente para descobrir os ...

Muitas pessoas não sabem, mas a realização do exame é apenas uma das etapas para alcançar o tão sonhado ingresso na faculdade. Então, vem com a gente para descobrir os próximos passos.

No mês passado (jan/21), começaram a ser realizadas as provas do Exame Nacional do Ensino Médio 2020. Elas normalmente são aplicadas no final do ano (novembro), mas, em função da pandemia, precisaram ser adiadas. Isso alterou completamente o calendário de ingresso nas universidades. Por essa razão, algumas das provas ainda serão realizadas durante todo o mês de fevereiro (ENEM Digital e PPL). Em seguida, serão divulgadas as notas dos participantes. A previsão é que isso aconteça até o final de março. 

Então, se você faz parte do grupo que já fez a prova, segue lendo o nosso texto. A gente vai te contar exatamente o que vai acontecer a partir de agora.

SISU - Sistema de Seleção Unificada

Há alguns anos, o ENEM se tornou o principal mecanismo de acesso às instituições públicas de ensino superior do nosso país. Antigamente, cada Universidade realizava o seu próprio processo seletivo, o que era muito desgastante para os candidatos, que acabavam passando meses fazendo as provas de 1ª e 2ª fase dos concursos.

Com a mudança do ENEM, basta que os candidatos realizem duas provas para que possam concorrer a uma vaga em universidades públicas de todo o país.

E como isso é feito?

 -   O primeiro passo é se inscrever através do site

 -   Atenção: é muito importante verificar se os seus dados estão corretos 

 -   Antes de se inscrever nas vagas que deseja, faça uma pesquisa para conhecer os cursos que estão sendo oferecidos e em quais universidades. 

Isso porque cada faculdade terá uma maneira diferente de lidar com as notas dos candidatos. Um instituto pode escolher dar mais peso a uma das notas, outro pode tratar todas com o mesmo peso… 

Além disso, um mesmo curso poderá ter abordagens diferentes a depender da Universidade. Por isso,  dedique parte do seu tempo a fazer essa pesquisa para fazer a escolha certa.

 -   Na hora de informar a 1ª e a 2ª opção de curso para os quais você deseja se inscrever, fique atento às modalidades oferecidas. Verifique se você vai concorrer pelo sistema de cotas ou por ampla concorrência e marque a opção correta.

 -   Depois disso, finalize a inscrição.

 -   Você verá que terá a sua classificação parcial para consulta. Isso porque, a depender dos inscritos, a nota de corte para entrar no curso irá variar. Caso você perceba que a nota de corte é maior do que a sua nota, você pode trocar a opção de curso até o último dia de inscrição - a última opção escolhida será a considerada válida;

 -   Caso você não entre na primeira chamada, fique atento. Conforme as primeiras matrículas vão acontecendo, as instituições vão verificando o número de vagas ociosas e chamando novos candidatos. 

Ainda não temos uma data oficial de abertura do SISU 2021, mas a previsão é de que seja em abril. Dessa forma, aqueles que fizeram Enem esse ano já poderão participar

PROUNI- Programa Universidade para Todos

Um programa do governo que tem por objetivo dar bolsas integrais ou parciais (50%) para que alunos possam ingressar em universidades particulares.

Além de ter participado do ENEM mais recente, o candidato que desejar concorrer a essas bolsas, deve cumprir os seguintes requisitos:

  • Não possuir diploma de ensino superior;
  • Ter obtido, no mínimo, 450 pontos na média das notas;
  • Para as bolsas integrais, deve comprovar renda familiar bruta mensal de no máximo 1,5 salário mínimo por pessoa;
  • Para as bolsas parciais, deve comprovar renda familiar bruta mensal de no máximo 3 salários mínimo por pessoa;
  • Ter estudado na rede pública de ensino durante todo o ensino médio ou em instituição particular com bolsa de 100%;
  • Ser portador de necessidades especiais (nesse caso, não é necessário ter estudado na rede pública ou na particular com bolsa)

E como isso é feito?

 -   A inscrição deve ser feita através do site

 -   O candidato pode se inscrever no SISU e no PROUNI ao mesmo tempo. Uma inscrição não invalida a outra. Porém, só poderá assumir vaga em uma instituição.

 -   A inscrição é similar à do  SISU. O candidato pode escolher até duas opções de instituição e curso.

 -   É possível alterar a inscrição durante todo o período em que as inscrições estiverem abertas. A última opção selecionada será a considerada válida.

 -   Ao final, é divulgada a lista com os candidatos aprovados. Eles são chamados para a matrícula e, caso não compareçam, novas pessoas são convocadas para ocupar as vagas ociosas. Por isso, fique sempre atento, mesmo que não tenha sido chamado de primeira.

Ainda não há data para as próximas inscrições do PROUNI, uma vez que o último processo seletivo ainda está em andamento.

FIES - Fundo de Financiamento Estudantil

A principal diferença entre o PROUNI e o FIES é que, no primeiro, o aluno recebe bolsa integral ou parcial para cursar o ensino superior. Já no segundo, o governo fará o financiamento do valor da mensalidade junto a universidade particular e, posteriormente, após se formar, o aluno fará o pagamento deste montante de forma parcelada.

E como isso acontece?

 -   As inscrições devem ser feitas através do site
 -   Podem se inscrever os candidatos que tenham feito o ENEM a partir de 2010 e que tenha obtido pelo menos 450 pontos de média nas provas;
 -   O candidato deve comprovar renda bruta familiar mensal de 01 até 03 salários mínimos por pessoa; 
 -   O candidato poderá escolher entre os cursos disponíveis que tenham parceria com o FIES. É importante pesquisar a lista antes de realizar a inscrição;
Durante o período de inscrições, o candidato poderá trocar a sua opção de curso. Será considerada válida a última selecionada;

 -   O candidato também poderá se inscrever no PROUNI e no SISU, mas apenas poderá fazer matrícula em uma instituição. 

Ainda não há data para as próximas inscrições do FIES, uma vez que o último processo seletivo ainda está em andamento.

Pronto, agora que você já sabe tudo isso, é só aguardar as datas e corre para o abraço. Boa sorte!!!

Prepare-se para o futuro e conquiste seus objetivos. Vem com a Prepara.

 

Tópicos: Cursos Preparatórios, Prepara TODOS


Posts recentes

Folia com renda extra? Temos!

read more

Soluções financeiras para ingressar na graduação

read more

5 dicas de saúde mental no trabalho

read more