Júnior, pleno, sênior: conheça as diferenças entre eles

Refuturiza - 15 Fevereiro, 2023

PreparaTodos

Júnior, pleno, sênior: conheça as diferenças entre eles

Você fica confuso quando vê essas nomenclaturas? Então, só vem porque hoje a gente te explica cada uma delas. Chega de ficar na dúvida se uma vaga é ou não adequada para ...

Você fica confuso quando vê essas nomenclaturas? Então, só vem porque hoje a gente te explica cada uma delas. Chega de ficar na dúvida se uma vaga é ou não adequada para o seu perfil.

Pintou anúncio de vaga nova.

Você vai todo animado olhar e… aparece lá que ela se destina a um profissional pleno. 

Mas o que é isso?! Será que você está no perfil? Vale a pena se candidatar a ela?

Se você fica confuso com essas nomenclaturas na hora de concorrer a uma vaga de trabalho, pode ficar tranquilo. O texto de hoje é para você. 

Senioridade

Vamos começar entendendo que o nome que damos a essa classificação é SENIORIDADE.

De acordo com o dicionário online Dicio, ela pode ser definida de três formas:

1 - Condição ou estado de sênior, da pessoa mais velha, mais idosa, experiente;
2 - Período de tempo em que alguém trabalha ou ocupa determinado cargo numa empresa; experiência;
3 - Conhecimento ou experiência adquirido pelo exercício contínuo de uma função.


Falar de senioridade é falar de EXPERIÊNCIA. 

Então, no âmbito profissional, esta é a palavra que usamos para nos referir a uma “escala” que mede o tempo de exercício da profissão que um indivíduo tem em sua trajetória e a experiência acumulada ao longo dele.

Júnior

Podemos dizer que é a etapa inicial da caminhada. 

Quando falamos de um profissional Júnior, geralmente, estamos nos referindo às pessoas que acabaram de obter o seu diploma de formação (seja de graduação ou de curso profissionalizante) e estão começando a sua trajetória.

=> Quais são, usualmente, as características de um profissional Júnior?

- Ele é o iniciante da equipe, pois está em período de aprendizagem tanto na profissão quanto na empresa. 
- Justamente por ainda ter pouca experiência, é normal que ele tenha pouca autonomia e dependa do apoio dos líderes e mesmo dos seus colegas.
- Como está se desenvolvendo profissionalmente, é esperado que tenha uma postura investigativa e proativa, buscando se aproximar dos seus “veteranos” para ampliar sua prática e seus conhecimentos

=> Quando um profissional deixa de ser Júnior?

Não há um prazo definido, mas esse período costuma girar em torno de 5 anos, o tempo médio que a pessoa leva para se desenvolver, amadurecer na profissão, ganhar mais bagagem e conquistar mais autonomia.

Pleno

Segunda etapa da trajetória. O meio do caminho.

Aqui, o profissional já não é mais recém-formado. Ele já atua há alguns anos na área e tem bom domínio na profissão.

=> Quais são, usualmente, as características de um profissional Pleno?

- Por já ter mais experiência, este profissional passa a assumir funções mais complexas e que exigem maior responsabilidade e preparo. 
- Sua condição o coloca em uma posição de não precisar de tanta ajuda dos seus líderes. Pelo contrário: assume a posição de orientar e treinar os colegas mais jovens ou recém-chegados.
- E justamente pelo seu grau de experiência, tem mais autonomia em seu dia a dia, pois já conhece os objetivos do trabalho e sabe como coordená-los com os interesses da empresa.

=> Quando um profissional deixa de ser Pleno?

Tal como o profissional Júnior, aqui não há um período mínimo ou máximo, apenas uma média de tempo em que, usualmente, as pessoas ficam nesse grau de senioridade, que nesse caso gira em torno de 5 a 10 anos.

Sênior

O degrau mais alto da subida. O profissional mais experiente.

Com uma trajetória mais extensa na sua área de atuação, tem vasto conhecimento sobre a profissão, sendo uma referência para os que estão no seu entorno.

=> Quais são, usualmente, as características de um profissional Sênior?

- Tem o maior grau de autonomia dentro da equipe, ficando abaixo apenas dos líderes e gerentes. 
- Conhece o bom funcionamento do trabalho e o que é necessário para que ele aconteça.
- Participa ativamente do treinamento de novos profissionais e é visto como uma referência pelos seus colegas quando estes buscam alguma orientação.

=> Quando um profissional deixa de ser Sênior?

Por ser o degrau mais alto da trajetória profissional, em geral, não há uma expectativa de mudança de nível. Mas aqueles que alcançam esse patamar podem almejar cargos de liderança e gerência depois de cerca de 5 anos.

Agora que você já sabe o que são cada um dos níveis de senioridade, é importante pontuar que esses critérios não são rígidos e, normalmente, variam de empresa para empresa. 

Por isso, mais do que tomar contato com essa nomenclatura, é preciso ler a descrição da vaga e suas atribuições para ver se ela é compatível com o seu perfil e com aquilo que você espera para a sua carreira.

E como estamos falando de experiência e domínio da profissão, vale também ressaltar que algumas pessoas podem ascender mais rápido do que outras nos níveis de senioridade. Então, foque na sua trajetória e busque, sempre, oferecer o seu melhor.

Precisando de uma ajudinha para deslanchar no mercado de trabalho? Aprenda aqui a construir o seu currículo ideal! 

Tópicos: Carreira, mercado de trabalho, refuturiza empregos, Sênior, Pleno, Júnior


Posts recentes

Folia com renda extra? Temos!

read more

Soluções financeiras para ingressar na graduação

read more

5 dicas de saúde mental no trabalho

read more