Meio ambiente: essa responsabilidade também é sua!
Junho é o mês em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente. Em um mundo em que, cada vez mais, fala-se sobre sustentabilidade, qual é a nossa função na luta pela preservação ambiental?
Chamamos de meio ambiente todo o entorno no qual se desenvolve a vida no planeta Terra. Trata-se da própria natureza!
Como você se sente em relação ao meio ambiente?
No princípio da História, homem e natureza viviam de forma integrada. Nas aldeias e tribos, era cultivado o respeito mútuo entre o povo e o meio ambiente.
Com o passar do tempo e com a formação das cidades, essa relação foi se tornando mais e mais distanciada. Um grande marco dessa ruptura foi a Revolução Industrial, no século XVIII. Sob o intuito de produzir mais em menos tempo, foram erguidas as fábricas. O verde deu lugar ao cinza e o homem, em busca do acúmulo de riquezas, passou a explorar a natureza de forma nociva e desenfreada.
E de que forma isso nos impacta nos dias de hoje?
Natureza: a origem de tudo
Pode ser que você não compreenda a sua relação com o meio ambiente. Morando nos centros urbanos, a natureza parece uma realidade distante e apartada de nós. No entanto, tudo aquilo que precisamos para a nossa sobrevivência tem origem nela.
Nossa comida, nossas roupas, nossos medicamentos e mesmo os aparelhos eletrônicos que usamos são compostos por matérias-primas que foram extraídas do meio ambiente.
Assim, todos nós somos responsáveis pelo impacto ambiental provocado pelo nosso consumo.
Essa tal sustentabilidade
É impossível viver sem utilizar os recursos naturais. No entanto, é imprescindível que aprendamos a fazer isso de forma sustentável.
Podemos usufruir dos recursos naturais sem que isso comprometa o bem-estar das gerações futuras.
Tudo que atinge a natureza nos atinge de volta
Há um provérbio indígena que diz:
“Somente quando for cortada a última árvore, pescado o último peixe, poluído o último rio, que as pessoas vão perceber que não podem comer dinheiro.”
Assim, entendemos que destruir a natureza é destruir a nós mesmos.
Tsunamis, aquecimento global, derretimento das calotas polares e tempestades devastadoras são alguns dos eventos que temos visto com mais e mais frequência. E a razão por trás disso é justamente a degradação ambiental.
Faça a sua parte!
Dicas para contribuir com a construção de um mundo mais sustentável:
-
Cuide do seu lixo:
Precisamos mudar a concepção do “jogar fora” uma vez que o “fora” não existe. O máximo que conseguimos é tirar o lixo do nosso campo de visão, mas ele continua dentro do nosso planeta.
Por isso, evite acumular lixo, comprando produtos que usem pouca embalagem. E na hora de descartá-lo, separe o lixo seco (geralmente, composto por produtos que podem ser reciclados) do lixo orgânico.
Uma boa solução para o lixo orgânico é montar uma composteira, transformando o seus descartes em húmus para plantas.
-
Compre menos
Um dos principais fatores de produção de lixo e, consequentemente, de impacto ambiental, é o consumo desenfreado, muito fomentado pelo mercado todos os dias.
Observe as propagandas que consumimos todos os dias. Elas prometem felicidade através da compra… Compramos com o intuito de nos sentirmos emocionalmente satisfeitos.
O grande problema é que, além de não alcançarmos esse objetivo (a não ser momentaneamente), geramos dívidas, não só para o nosso bolso, mas também para as gerações futuras, que terão que lidar com a degradação da natureza.
-
Não desperdice
A maior parte dos recursos do nosso planeta é finita. Já vemos a preocupação dos países com a finitude da oferta de água limpa e potável às populações. E esse é apenas um dos muitos exemplos de escassez de recursos com os quais teremos que lidar.
Por isso, é primordial investir na cultura do não desperdício. Assim, podemos garantir o sustento das gerações futuras.