Mudando de carreira? Conheça 4 profissões em alta
Nada é permanente. Então, se chegou a hora de mudar, a Refuturiza te ajuda a fazer a transição de carreira da melhor maneira.
O filósofo grego Heráclito certa vez disse:
“Nada é permanente, exceto a mudança”
Em outras palavras, a única certeza é a de que não existe certeza…
E para muitos brasileiros, esse entendimento já é real, pelo menos na área profissional. De acordo com pesquisa feita pelo instituto ADP Research, em 2022, a cada 5 brasileiros, 4 consideram mudar de carreira.
Mundo BANI
Os analistas têm usado a seguinte sigla para definir o mundo atual: BANI. Ela é formada pela inicial das palavras Brittle (frágil), Anxious (ansioso), Nonlinear (não-linear) e Incomprehensible (incompreensível).
O que elas, as palavras, nos mostram é que o novo milênio trouxe para nós a “constância da inconstância”, um estado em que nada dura e tudo se transforma a cada segundo.
Coisas desaparecem e outras novas surgem num estalar de dedos e isso provoca nas pessoas a necessidade de mudar para tentar acompanhar o ritmo do mundo. Por isso, profissões que eram vistas como estáveis e indispensáveis há pouco tempo, hoje estão no rol das que “não fazem mais sentido” para os profissionais. Daí a necessidade de mudar…
E você, também sente que é hora de transicionar de carreira?
Orientador de Carreira
Se a sua resposta foi SIM, temos uma boa notícia: a Refuturiza tem Orientador de Carreira para te ajudar a encontrar o SEU caminho profissional.
Não basta entender a sua área de interesse, você deve buscar a forma de atuação que mais se alinha com o seu perfil e que vai te oferecer melhores oportunidades de crescimento.
Quer mudar de carreira com segurança? Então, conheça o Orientador de Carreira da Refuturiza!
E para já te ajudar na escolha, nós trouxemos 4 áreas de atuação que estão em alta em 2023.
Vem conferir!
GAMES
Todo mundo sabe que o ser humano adora uma disputa. Entrar em uma competição é algo que nos estimula a sair da zona de conforto e ir além.
Não à toa, os games fazem tanto sucesso entre nós, não importa a idade. Quer uma prova disso? Em abril, as vendas do famoso Play Station 5 aumentaram em 144% só na Europa.
Mas há quem prefira opções mais baratas, como os jogos de celular. Assim, em 2021, os números mostraram que o game Free Fire alcançou a marca de 150 milhões de usuários ativos em todo o mundo.
E mesmo quem pensa que não joga nada, certamente está envolvido com algum tipo de game. Isso porque a gamificação é hoje entendida como uma das mais eficientes estratégias de engajamento que existem. No marketing, nas escolas e mesmo nas empresas, ela aparece com força e se mostra cada dia mais eficaz para alcançar resultados surpreendentes (lembra que falamos que o ser humano gosta de competição?).
Como atuar nessa área?
Para quem curte o universo gamer, a boa notícia é que dá pra ganhar dinheiro com jogos - e a perspectiva é que a área não pare de crescer nos próximos anos.
O game designer é o profissional que vai “desenhar” o jogo, pensando no seu planejamento, enredo e dinâmica. Seu trabalho precisa estar completamente alinhado com o do level designer, a mente por trás dos desafios crescentes que garantem ao jogador passar de fase e avançar no jogo.
E para que isso tudo se torne viável e o jogo “saia do papel”, o programador e o animador entram em ação. Já na ponta final da produção, o tester chega para dizer se o game é ou não mesmo interessante. Sim, é isso mesmo, existe um profissional que recebe apenas para testar jogos - a profissão dos sonhos de muita gente.
TECNOLOGIA
Estamos em plena Revolução 4.0 e vemos, dia após dia, o avanço do universo digital nas nossas vidas.
Pare e reflita: você saberia viver, hoje, sem um smartphone ou sem um computador? Não precisa responder… a gente sabe que não! Quer uma prova disso? Em agosto do ano passado, o Google ficou instável por algumas horas e isso foi o suficiente para gerar pânico em pessoas do mundo inteiro. Afinal, a empresa controla uma série de apps e funcionalidades que se tornaram essenciais no cotidiano de cidadãos e organizações.
Assim, a área de tecnologia é uma das que mais se destacam quando pensamos em crescimento. Afinal, o desenvolvimento tecnológico não vai frear nem retroceder, não é mesmo? Por isso, ela aparece em todas as listas de “profissões em alta” - e parece que não vai sair de lá.
Como atuar nessa área?
A internet é um mar de dados. E, nos últimos tempos, esse mar virou um oceano. Então, cada vez mais as empresas precisam de profissionais capazes de analisar, organizar e interpretar essas informações de modo que elas se tornem relevantes para as tomadas de decisão. Assim, a carreira de analista de dados é uma das que mais oferece vagas nos últimos tempos.
E se há muita informação, há também necessidade de cuidado redobrado para que ela não caia em “mãos indesejadas”. Por isso, a cibersegurança também se destaca como uma profissão em alta.
Mas cargos que já eram bastante requisitados na área de tecnologia também seguem se destacando, como web designer, UX designer e programador.
JURÍDICO
Parece lugar comum dizer que o Direito é uma área proeminente. Tanto para a Geração X quanto para a Geração Y, esse era um dos cursos de maior destaque quando se pensava em “carreira de sucesso”. E só não podemos dizer que ele mantém o seu status nos dias de hoje porque as novas gerações estão descobrindo e inventando formas menos tradicionais de atuar profissionalmente.
Mas o que queremos apontar aqui são as áreas de atuação jurídica que têm ganhado mais destaque nos últimos tempos.
Como atuar nessa área?
Nós dissemos no item anterior que a tecnologia é uma área que não vai parar de crescer. E em função disso, outras áreas adjacentes, que ajudam a fomentar esse crescimento, também ganharão mais espaço no mercado de trabalho. Por isso, o direito digital é uma boa opção para os profissionais do direito.
Mas outras duas possibilidades também merecem atenção. O direito contratual aparece como uma grande oportunidade, uma vez que os novos modelos de trabalho que surgem demandam a existência de contratos que assegurem os direitos e deveres de ambas as partes. E ainda no que tange às relações profissionais, o setor de compliance e ética no trabalho também tem aumentado a sua demanda por especialistas.
RECURSOS HUMANOS
O que vem à sua mente quando você pensa em RH? Contratação e demissão? Pois saiba que esta área é MUITO mais do que isso!
Quando falamos dos “Recursos Humanos” de uma empresa, estamos nos referindo ao conjunto de profissionais que garantem o funcionamento e crescimento da organização. Ou seja, os seus colaboradores. Assim, os gestores de RH são os responsáveis por todas as ações que envolvem o desenvolvimento desses profissionais.
Como atuar nessa área?
A primeira forma de atuação, como dissemos, é a contratação e o desligamento.
Mas para que alguém possa ser admitido ou demitido, é necessário que antes seja selecionado. Por isso, o Recrutamento e Seleção também faz parte das suas atribuições. E acredite, essa é uma das mais importantes, pois a escolha correta dos profissionais para integrar o time da empresa é fundamental para determinar o crescimento da organização. Afinal, o profissional certo na empresa e/ou cargo errado significa um atraso para ambas as partes.
E no que diz respeito ao desenvolvimento, o gestor de RH também atua na promoção de treinamentos, que devem ser pensados levando em consideração as potencialidades individuais e as metas estabelecidas pela liderança.
Com qual dessas áreas você mais se identifica?
Que tal então arregaçar as mangas e começar hoje a mudança que você busca na sua vida? Nunca é tarde para Recomeçar e Refuturizar!
Cadastre-se na Refuturiza Empregos e construa a carreira dos seus sonhos!