Profissão em alta: Tecnologia da Informação

Refuturiza - 19 Outubro, 2022

PreparaTodos

Profissão em alta: Tecnologia da Informação

Hoje é Dia do Profissional de TI, uma das áreas que mais cresce no mercado e está de braços abertos para receber novos talentos.

Hoje é Dia do Profissional de TI, uma das áreas que mais cresce no mercado e está de braços abertos para receber novos talentos.

Você já ouviu falar da Revolução 4.0?

Ela é considerada a 4ª geração da Revolução Industrial, que começou no século XVIII e foi marcada pela passagem de uma economia agrícola para uma economia industrial. 

A época foi marcada pelo surgimento das máquinas de produção em larga escala. Era o início do ritmo de vida acelerado que nós conhecemos hoje. 

Fazendo uma comparação, podemos pensar o seguinte: se a linha da história fosse uma pista de corrida e a Revolução Industrial fosse um carro, podemos dizer que em 1769 - ano quem que James Watt inventou a primeira máquina de vapor - ele saiu da inércia para uma velocidade de 40km por hora, uma aceleração nunca antes vista. Hoje, quase 300 anos depois, esse mesmo automóvel imprime uma velocidade inacreditável e faz com que, nas nossas vidas, as coisas aconteçam em frações de segundos.

E por mais que a palavra de ordem do momento seja desacelerar - para além do novo vírus Sars-Cov-19, vivemos uma pandemia silenciosa de depressão e ansiedade que afeta profundamente a nossa saúde mental -, é praticamente impossível a hipótese de sairmos do universo digital.

Diante deste cenário, não é de surpreender que a Tecnologia da Informação apareça como uma das áreas com maior perspectiva de crescimento no mercado.

De acordo com a Consultoria Gartner, os gastos mundiais com TI devem chegar a casa dos US$ 4,5 trilhões - um crescimento de 5,1%. É por isso que o mercado está de braços abertos para receber novos talentos que queiram trabalhar neste setor. 

Mas primeiro…

Você sabe o que é Tecnologia da Informação? 

É uma área que reúne uma série de atividades que atuam no sentido de obter, armazenar, processar, proteger e viabilizar o acesso e o uso das informações. 

E por informações, entendemos um conjunto de dados que podem gerar valor. 

Com a ascensão do mundo digital, vivemos imersos em uma teia infinita de dados, que estão ao alcance de nós através de um simples clique. Não à toa, a Era Digital tem como um de seus sinônimos a Era da Informação.

Nesse contexto, a demanda por profissionais que saibam como cuidar, processar e analisar esses dados é cada dia maior. Sejam de grande, médio ou pequeno porte, a maioria das empresas do nosso país hoje precisa ter em seu quadro de colaboradores pessoas da área de TI.

A “Nova TI”

Como falamos, a Era da Informação é marcada pelo aumento significativo da captação e do acesso aos dados.

Mas dado não é o mesmo que informação.

Vamos entender isso melhor?

Dados são verificações objetivas extraídas da realidade. Já as informações são construídas a partir da organização e interpretação dos dados.

E essa atividade, para ser feita, requer o esforço de um profissional especializado. Quando este profissional transforma dados em informações, é possível fazer suposições a respeito do futuro mercadológico, o que é fundamental para que as empresas planejem suas ações.

Por isso, hoje se fala de uma “nova TI”, um novo perfil da área que é caracterizado, justamente, por esse trabalho junto aos dados e informações que permeiam a rede.

Se antes o trabalho dos Técnicos da Informação  era muito pautado na estabilidade dos sistemas, hoje ele está mais voltado ao uso inteligente das novas tecnologias para aproximar a empresa de seus clientes.

Cibersegurança

Dentre as muitas possibilidades de atuação do profissional de TI, está a Cybersegurança, setor que atua na proteção dos sistemas e dos dados contra possíveis ataques maliciosos.

Uma das características da Era Digital é que hoje (quase) todas as nossas ações podem ser feitas através da Internet. Compras, acesso ao banco, consultas médicas, aulas, tudo isso na palma da mão e ao alcance de um clique.

Com isso, uma quantidade grande de dados sigilosos está armazenada na rede. E é claro que é fundamental que haja segurança para que elas não caiam em mãos erradas. Não é incomum que casos de vazamento de dados - o mais recente envolve a emissora de TV Record - tomem conta dos jornais e deixem as pessoas “de cabelo em pé”.

É por isso que o setor de Cybersegurança é, dentre os que compõem a área de TI, um dos que apresenta maior previsão de crescimento.
=> Tem interesse na área de TI? Então, Refuturize sua carreira com os nossos cursos profissionalizantes

Tópicos: Profissionais, Tecnologia, TI


Posts recentes

Folia com renda extra? Temos!

read more

Soluções financeiras para ingressar na graduação

read more

5 dicas de saúde mental no trabalho

read more