Seja um Jovem Aprendiz!

PreparaTODOS - 07 Junho, 2021

PreparaTodos

Seja um Jovem Aprendiz!

A cada ano, mais e mais pessoas se veem diante do dilema de conseguir entrar no mercado de trabalho. Hoje vamos falar sobre a Lei do Aprendiz que, desde 2005, ajuda ...

A cada ano, mais e mais pessoas se veem diante do dilema de conseguir entrar no mercado de trabalho. Hoje vamos falar sobre a Lei do Aprendiz que, desde 2005, ajuda milhões de jovens a conquistarem o seu 1º emprego.

Nos anos 1980, uma importante marca de biscoitos fez uma propaganda que lançava a seguinte pergunta: é fresquinho porque vende mais ou vende mais porque é fresquinho? 

A frase fez tanto sucesso que é lembrada e citada até os dias de hoje quando nos vemos diante de um dilema, ou seja, quando precisamos lidar com uma questão para a qual só existem duas saídas que, além de mutuamente excludentes, são igualmente ruins.

É assim que muitos jovens se sentem quando tentam iniciar a sua caminhada profissional. A maior parte dos cargos para iniciantes exige experiência. Mas como ter experiência sem oportunidade??

Lei do Aprendiz

Aprovada no ano 2000, a Lei do Aprendiz entrou em vigor no ano de 2005 com a proposta de auxiliar jovens entre 14 e 24 anos a ingressarem no mercado de trabalho. Dessa forma, toda empresa de médio ou grande porte deve ter no seu quadro de funcionários entre 5% e 15% de aprendizes.

Além do critério de idade, também é necessário que os candidatos tenham concluído ou estejam cursando o ensino fundamental ou médio em uma instituição pública. 

O tempo de duração do contrato é de até 02 anos e o aprendiz deverá receber formação teórica e prática por parte da empresa para o seu desenvolvimento profissional.

Saber - Instituto Brasileiro de Aprendizagem

O Saber é uma organização sem fins lucrativos desenvolvida por empresários e educadores com o propósito de inserir jovens no mercado de trabalho. 

Através de treinamentos e desenvolvimento de competências, o instituto te prepara para o mercado de trabalho. Conheça mais sobre o programa no site.

Centro de Integração Empresa-Escola

O CIEE é uma instituição que faz a ponte entre os aprendizes e as empresas que estão oferecendo vagas para esses futuros profissionais. 

Presente em quase todo o país, ela pode ser uma excelente parceira para você começar a sua caminhada.

Através do site, você pode se inscrever e receber materiais de apoio e acompanhamento. 

Dicas para quem está começando como Jovem Aprendiz

  • Busque empresas que ofereçam vagas em uma área de seu interesse.

Lembre-se: esse não é apenas um emprego, é uma oportunidade de formação e ganho de experiência.

  •  Invista na sua habilidade de comunicação.

Ela é uma das mais requisitadas nos dias de hoje. Uma pessoa que consegue se comunicar bem, seja na fala ou na escrita, certamente se destacará no ambiente profissional.

  • As vagas do Jovem Aprendiz são destinadas àqueles que estão começando

Assim, não há expectativas de que esses profissionais já tenham um vasto conhecimento na área em que estão atuando. Por isso, não tenha medo de perguntar e se certificar de que compreendeu corretamente as instruções que recebeu.

  • Se organize!

Otimizar o tempo para conseguir realizar todas as tarefas destinadas a você é essencial para se destacar. Então, não perca tempo rolando a tela do celular! Além de  atrapalhar o andamento do seu dia, isso poderá ser lido como falta de interesse e comprometimento pelos seus líderes. 

  • Observe o seu comportamento!

Talvez você não esteja habituado a frequentar um espaço que peça mais formalidade, como é o caso do ambiente profissional. Piadas e excesso de intimidade podem não ser bem recebidos pelos seus colegas.

De acordo com o jornal O Globo, em matéria divulgada em 2019, cerca de 3,5 milhões de jovens já se beneficiaram com essa lei, segundo pesquisa realizada pela Fundação Roberto Marinho.

Que tal se tornar um Jovem Aprendiz e dar o start na sua vida profissional?

 Acesse já, estude e alcance seus objetivos.

Tópicos: empregabilidade, Prepara TODOS


Posts recentes

Folia com renda extra? Temos!

read more

Soluções financeiras para ingressar na graduação

read more

5 dicas de saúde mental no trabalho

read more