Startupês: Entenda DE UMA VEZ a língua das startups
Mini glossário para você nunca mais ficar “boiando” quando ouvir certas palavras.
É um tal de pitch para cá, fintech para lá… Que atire a primeira pedra quem nunca ficou perdido em meio a esse mar de palavras - a maioria delas em inglês.
O “startupês”, ou a "língua das startups”, nome que se deu para o jargão específico desse universo, se atualiza a todo tempo com novas palavras. E é claro que a gente não quer que você fique perdido nessa, né?
Vem com a gente!
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Startup
Empresa "emergente", geralmente de mentalidade jovem, que busca desenvolver e aprimorar um modelo de negócio com grande potencial de crescimento.
Normalmente, essas empresas constroem seus produtos e serviços sobre bases tecnológicas - banco digital, app de alimentação, app com soluções para transporte etc. -, mas não é uma regra.
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Benchmark
Análise de mercado para ver como as outras empresas do setor estão agindo e se posicionando. É muito utilizado quando uma empresa quer iniciar um novo projeto ou propor uma nova solução a um determinado problema.
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C - level
São os chiefs (ou líderes) do negócio, responsáveis pelas decisões de impacto e estratégias de crescimento.
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Elevator pitch
O pitch é uma apresentação curta, mas impactante do negócio que tem a finalidade de conquistar investidores.
Já o elevator pitch é uma apresentação ainda mais curta. A ideia aqui é a seguinte: imagine que você encontrou um possível investidor no elevador e não pode perder a chance de mostrar o seu projeto, então precisa mostrar em “30 segundos” a sua ideia.
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Fintech
“Fin” vem de financial (financeiro) e “tech”, de technology (tecnologia).
Assim, estamos falando de startups financeiras que oferecem um produto totalmente digital.
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ROI
Sigla formada pela expressão Return Over Investment (retorno sobre investimento).
Todo negócio precisa de um investimento inicial. Somente depois de um tempo em atividade é que esse valor será recuperado - ou seja, a empresa passa a ter lucro. Esse é o ROI.
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Stakeholder
São as partes interessadas do negócio e que são diretamente afetadas pelo seu andamento. Fazem parte desse grupo, por exemplo, os colaboradores da empresa, bem como os seus clientes.
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Unicórnio
Startups que valem, pelo menos, 1 bilhão de dólares. O nome é uma brincadeira pelo fato dessas empresas serem bastante raras.
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