Tudo o que você precisa saber sobre a Black Friday
Mal entra novembro e já se começa a falar da Black Friday. A poucos dias da data, vamos conhecer sua origem, significado e como se precaver para não cair em furada.
Comprar, comprar, comprar!
Para muita gente, esse é o significado da Black Friday. Há, inclusive, quem faça loucuras com as finanças para não deixar passar um único desconto.
Mas você sabe como surgiu esse dia?
-
Ação de Graças
Tudo começa com o Dia de Ação de Graças, um dos mais importantes feriados dos EUA.
Ele tem origem no ano de 1621, em Massachusetts, quando os peregrinos fizeram uma celebração para comemorar o fim do inverno e a colheita do milho.
Em inglês Thanksgiving, significa justamente dar graças, agradecer pelas bênçãos recebidas. O feriado acontece antes do Natal e por não ter relação com nenhuma religião, tornou-se muito popular. Judeus, cristãos, agnósticos e ateus celebram juntos a data.
Na última quinta-feira do mês de novembro, as pessoas se reúnem em volta da mesa para agradecer por tudo que viveram e receberam de bom ao longo do ano. E tal como as nossas festas de fim de ano, o peru assado é o prato principal.
-
E a Black Friday?
O termo tem uma origem diferente da que conhecemos hoje. Seu significado literal é "sexta-feira negra" ou “sexta-feira sombria” e foi usado pela primeira vez em 1869, quando dois especuladores aumentaram o valor do ouro e provocaram uma quebra na bolsa.
Muitos anos depois, a expressão ganhou outro significado.
Como falamos, o Dia de Ação de Graças é uma data muito importante nos EUA - sendo, inclusive, mais celebrada do que o Natal.
Por isso, a sexta-feira seguinte ao thanksgiving era sempre um péssimo dia para o comércio - uma “Black Friday” - porque as lojas ficavam vazias e muitos funcionários faltavam.
Assim, uma maneira de contornar essa situação foi justamente fazer dele um dos dias mais rentáveis através da oferta de grandes descontos.
-
Em 2021
O comércio online existe há alguns anos, mas até antes da pandemia muitas pessoas ainda preferiam ir em lojas físicas para encontrar os seus produtos.
Com a chegada do novo coronavírus, porém, e a necessidade de praticar o isolamento social, as compras em lojas virtuais se intensificaram.
Por isso, em 2021, o cenário da Black Friday mudou um pouco nos EUA e, pela primeira vez, as compras feitas pela internet ultrapassaram as das lojas físicas.
-
Brasil
Bom, agora você pode estar se perguntando: mas se essa é uma data americana, como ela chegou aqui ao Brasil?
De acordo com a BBC, o sucesso comercial fez com que outros países decidissem adotar a data para oferecer vantajosos descontos aos seus clientes e, assim, lucrar muito!
Aqui no Brasil, a Black Friday invadiu as lojas há alguns poucos anos.
Porém, como não temos o hábito de celebrar o dia de Ação de Graças - para nós, a principal festa de fim de ano ainda é o Natal -, a proposta sofreu adaptações. Alguns comerciantes fazem descontos durante todo o mês de novembro; outros, ao longo da semana.
-
Fugindo das furadas
É claro que, muitas pessoas se aproveitam da data - e do ânimo dos compradores - para tentar lucrar de forma desonesta. É o famoso “vendeu pela metade do dobro”.
Inclusive, para evitar que clientes sejam lesados, o PROCON RJ - órgão de defesa do consumidor no Rio de Janeiro - tem fiscalizado uma série de estabelecimentos para tabelar os preços.
Por isso, se você quer aproveitar a data para comprar, algumas dicas podem ser valiosas:
-
Faça uma lista do que você está buscando e foque apenas nisso
-
Verifique o preço médio de cada um dos itens para ver se os descontos estão realmente vantajosos
-
Não compre em sites desconhecidos - eles podem não ser seguros
-
Procure a reputação da loja em sites de reclamações, como Reclame Aqui e Procon.
-
Prepara Friday
A Black Friday costuma ser um sinônimo de consumismo exagerado. E isso não é legal nem para o seu bolso e nem para o planeta - quantas vezes você acabou jogando fora coisas que comprou e nunca usou?
Então, priorize compras que sejam realmente importantes para você.
Você já está sabendo da Prepara Friday?
Usando o código FRIDAY30, o primeiro mês de acesso à nossa plataforma sai DE GRAÇA.
São mais de 45 áreas de conhecimento entre cursos preparatórios, profissionalizantes e de idiomas.
Isso sim é uma boa forma de aproveitar os descontos: investindo em você!
Ficou interessado? Então acesse o nosso site e veja como fazer.