Quais são as vantagens e desvantagens do Home Office?
Uma condição da pandemia ou uma mudança definitiva no modelo mais comum de trabalho?
Não sabemos ainda se o home office veio ou não para ficar - precisamos aguardar o fim da pandemia para entender os próximos passos do universo corporativo -, mas já é possível entender em quais pontos ele melhorou (e em quais piorou)a vida do trabalhador.
Você está em home office?
Essa é a realidade da maior parte dos trabalhadores nos últimos tempos. Trabalhar em casa poderia soar como o melhor dos mundos. Na prática, porém, os profissionais perceberam que nem tudo é perfeito.
Há quem ame esse novo modelo e há aqueles que não veem a hora de voltar para o trabalho presencial. Sendo você fã ou não, a verdade é que essa nova realidade traz vantagens e desvantagens a todos os trabalhadores.
As vantagens:
Entre as que mais se destacam entre os profissionais está a comodidade e a economia de tempo - ninguém sente saudades de gastar horas no trânsito para ir e voltar do trabalho, não é mesmo?
Vamos ver outros benefícios do home office:
-
Melhora na alimentação:
A maioria das pessoas passou a consumir mais comida caseira depois que iniciou o trabalho em home office. Isso traz um impacto muito positivo na saúde, uma vez que reduz o consumo excessivo de gorduras, açúcares e carboidratos - tão presentes na culinária “de rua”.
-
Redução do estresse:
Não ter que acordar tão cedo (já que não há o tempo de deslocamento), reduzir o convívio com outras pessoas (e, assim, os possíveis atritos) e evitar o trânsito e as filas trazem mais qualidade de vida aos profissionais, que tem o seu nível de estresse diário reduzido.
-
Mais tempo com a família:
Essa é uma vantagem que alcança mais evidentemente as pessoas que têm filhos, mas não apenas. Trabalhar em casa trouxe a possibilidade de dividir momentos familiares, como a hora das refeições.
-
Economia:
Trabalhando em casa, há a redução dos gastos diários com transporte e alimentação. Esse é um benefício que contribui positivamente para a saúde financeira dos trabalhadores, que veem o dinheiro render mais no fim do mês.
As desvantagens
É claro que nem tudo são flores - nada é perfeito. O trabalho em home office traz algumas desvantagens e precisamos ficar atentos a elas para tentar minimizar os seus impactos. Aqui estão as desvantagens do home office:
-
Isolamento:
Com o trabalho em casa, há a perda do convívio com os colegas de trabalho. Além da nossa necessidade de estar em contato com outras pessoas, é através das relações sociais que trocamos experiências e crescemos, seja pessoal ou profissionalmente.
Nesse sentido, é interessante estabelecer horários para encontros virtuais e, assim, suprir essa demanda de contato.
-
Mistura entre assuntos domésticos e profissionais:
O telefone toca, chega uma encomenda, o filho chama e quando você vê… se perdeu na rotina do trabalho. Manter o foco e não deixar que as demandas pessoais e profissionais se misturem talvez seja um dos maiores desafios do home office.
Por isso, organize-se e faça um acordo com você mesmo e com as pessoas que moram na sua casa: durante o horário do expediente, é como se você não estivesse em casa. Peça para que você seja interrompido o mínimo possível, apenas em circunstâncias em que seja realmente necessário.
-
Desconforto:
Para a maior parte das pessoas, o home office chegou de surpresa e foi necessário muito improviso para se adequar a ele. Trabalhar em um espaço que não foi destinado para esse fim pode ser incômodo e prejudicar o rendimento.
Na medida do possível, busque organizar o seu espaço e invista no seu bem-estar: uma cadeira mais confortável, mais luminosidade e menos poluição visual (excesso de cores e papéis) são alguns exemplos de medidas que podem ajudar.
Não existe perfeição. Seja em casa ou no escritório, teremos sempre que lidar com pontos negativos. O importante é investir em soluções para que as desvantagens não prejudiquem a sua produtividade.