Liderança feminina: 4 mulheres para conhecer e se inspirar

PreparaTODOS - 11 Março, 2021

PreparaTodos

Liderança feminina: 4 mulheres para conhecer e se inspirar

Como nasce um CEO? ou como uma jornalista chega ao topo? Há espaço para a mulher na política? Conheça 4 referências de liderança feminina que vão te inspirar.

Como nasce um CEO? ou como uma jornalista chega ao topo? Há espaço para a mulher na política? Conheça 4 referências de liderança feminina que vão te inspirar.

Nós nunca tivemos um mundo com tantas mulheres em cargos de liderança na nossa história, mas isso não significa que temos que parar por aqui. Além disso, segundo pesquisadores, com a pandemia, a participação das mulheres no mercado de trabalho é a menor em 30 anos. 

Seja em seu empreendimento de brigadeiros e bolos, seja em uma grande empresa do mercado tecnológico, o conhecimento é nosso maior aliado para continuarmos alcançando nossos objetivos e irmos em busca do nosso sucesso. 

Mulheres no comando

A Grant Thornton realiza, há mais de 15 anos, estudos sobre a diversidade de gênero em cargos de liderança nas empresas do middle-market globalmente. Estudos de 2019 mostram o crescimento da liderança feminina no mundo todo. 

O país ocupa hoje a 8ª colocação do ranking  de países com mais empresas com mulheres em cargos de liderança (34%) composto por 32 países, liderado pela Filipinas (43%), África do Sul (40%) e Polônia (38%).

Se você busca inspiração para alcançar seus objetivos, confira já 4 lideranças femininas que se destacam em seu setor.

  • Paula Paschoal 

Diretora-geral do PayPal Brasil, Paula é voz ativa do empoderamento das mulheres no ambiente corporativo e no setor tecnológico, no qual os homens ocupam 80% dos cargos e ganham até 70% a mais para cumprir as mesmas funções que as mulheres.

“Ser mãe me fez ser uma executiva muito melhor e vice-versa”, afirmou Paula Paschoal em entrevista para a Forbes

Formada em Administração, trabalhou em empresas como a Amcham-Brasil e a FNAC antes de ser encontrada por um headhunter e iniciar sua trajetória em uma das maiores empresas de inovação do mundo. 

  • Oprah Winfrey 

“Sorte é estar pronto quando a oportunidade vem”

Oprah é apresentadora, jornalista e produtora norte-americana. Ela começou sua carreira como âncora de um jornal. Também, atuou em “A cor púrpura'' (1985), filme dirigido por Steven Spielberg, sendo inclusive indicada ao Oscar de melhor atriz coadjuvante. 

Apesar disso, Oprah ficou conhecida por seu programa de auditório “The Oprah Winfrey Show”. Dono da maior audiência dos Estados Unidos, ficou no ar de 1986 até 2011. Além disso, a apresentadora foi a primeira mulher negra a entrar na lista de bilionários, em 2003. 

  • Luiza Trajano 

Luiza Helena Trajano é presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza. Foi a responsável pelo salto de inovação e crescimento que colocou a empresa entre as maiores varejistas do Brasil. O Magazine Luiza possui mais de mil lojas em 18 estados e conta com mais de 30.000 colaboradores.

Durante sua trajetória no topo, a empreendedora recebeu diversos prêmios como líder de negócios com a melhor reputação do país, segundo a consultoria espanhola Merco e como a única executiva brasileira na lista global da WRC - World Retail Congress.

  • Jacinda Ardern

Jacinda Ardern é a primeira-ministra da Nova Zelândia. Ela assumiu o mandato aos 37 anos, em 2017 e foi a primeira premiê neozelandesa a ter um filho durante o mandato. 

Ela também se tornou exemplo de liderança durante a crise sanitária do coronavírus no país. Com uma estratégia que combinava um “lockdown” rígido com testagem em massa e rastreamento de casos por região. 

Curtiu o conteúdo do nosso blog? A Prepara traz as melhores dicas de cursos, empregabilidade e educação para que você alcance o sucesso que merece. 

Vem com a Prepara.

Tópicos: empregabilidade, Prepara TODOS


Posts recentes

Folia com renda extra? Temos!

read more

Soluções financeiras para ingressar na graduação

read more

5 dicas de saúde mental no trabalho

read more