Qual a influência das redes sociais no mercado de trabalho?

Refuturiza - 20 Junho, 2022

PreparaTodos

Qual a influência das redes sociais no mercado de trabalho?

Se você só usa as redes sociais para a sua vida pessoal, pode estar perdendo boas oportunidades. Vem saber mais.

Se você só usa as redes sociais para a sua vida pessoal, pode estar perdendo boas oportunidades. Vem saber mais.

Nos dias de hoje, quando você quer saber mais sobre uma pessoa, a primeira coisa que faz é…. procurar o seu perfil nas redes!

Afinal, quem nunca deu aquela stalkeada na hora em que queria saber mais sobre alguém.

Mas da mesma forma que você consegue acessar informações sobre amigos e conhecidos, o seu perfil nas redes também pode ser facilmente acessado por inúmeras pessoas - inclusive, as do trabalho!

Se isso é bom ou ruim, só depende de você. Quer entender melhor? Então, vem com a gente!

 As redes pessoais

Como o próprio nome indica, essas redes são voltadas para o uso pessoal - criar conexões com amigos e seguidores, compartilhar imagens, fotos e pensamentos. Mas muito se engana quem pensa que esses perfis não tem nada a ver com o trabalho.

Muitos profissionais têm utilizado essas redes para divulgar o próprio trabalho. Hoje, quase todas as pessoas estão conectadas e com perfil ativo nas redes, o que faz desse espaço virtual um importante lugar para compartilhar conteúdos e se aproximar de possíveis clientes.

Mas não é só isso. Não são poucas as empresas que, atualmente, utilizam as redes para conhecer e monitorar candidatos e membros da equipe. E por mais que isso não seja uma prática legítima, é difícil imaginar que líderes e gestores não fossem acessar informações que ficam “dando sopa” na internet.

Tendo isso em mente, algumas pessoas optam por ter dois perfis: um fechado, para postar conteúdos mais íntimos (como fotos na praia ou em família) e um aberto, com postagens não comprometedoras. 

Isso pode realmente funcionar, mas não é 100% seguro. Não é de hoje que vemos prints e áudios vazando e causando muitos transtornos às pessoas.

Por isso, o ideal é ter atenção com as postagens para evitar a dor de cabeça. Vamos ver algumas dicas:

  • Cuidado com as fotos: 

poses sensuais, de roupa íntima ou de banho, com bebidas alcoólicas ou em situações constrangedoras não são bem-vindas pois não imprimem uma boa imagem.

  • Atenção também ao conteúdo das postagens:

piadas de mal gosto, conteúdos explícitos, racismo, preconceito, machismo, homofobia, linguagem vulgar e palavrões, fake news e opiniões que vão contra a lei e/ou os direitos humanos não devem, de forma alguma, compor o seu feed.

  • Vida pessoal:

Brigou com o/a parceiro/a? Tem um amigo que pediu dinheiro emprestado e não devolveu? Está chateado com o chefe ou com algum colega de trabalho? Pois bem, as redes não são o espaço correto para resolver ou desabafar sobre esses problemas. A chamada “lavagem de roupa suja” não agrega em nada - nem na vida pessoal, nem na vida profissional - e ainda transmite a ideia de que você não tem inteligência emocional ou sabe gerenciar conflitos.

  • Configure a marcação nas postagens:

De nada adianta você limpar o seu perfil e continuar sendo marcado em postagens que não condizem com a imagem que você quer passar. Por isso, para evitar que algum amigo poste uma foto sua em situação constrangedora ou comprometedora, habilite a opção de verificação das marcações. Isso garante que nada seja publicado sem antes passar pelo seu crivo.

A rede profissional

Mas nem só de Instagram, Facebook e Twitter vive o profissional antenado. Existe uma rede social criada especificamente para quem quer criar boas conexões profissionais.

E falando em conexões, é a isso que se refere a palavra network. Você sabe o que é isso?

Encontrar novas e melhores oportunidades profissionais é um processo que envolve inúmeros fatores. Antes de tudo, você deve sim investir no seu crescimento através de graduação, pós-graduação e outros cursos. Você também deve investir no aperfeiçoamento das suas habilidades comportamentais. Mas isso não é tudo…

Aumentar e fortalecer a sua rede de contatos (ou seja, conhecer novas pessoas e aprofundar as relações) também é fundamental para acessar novas oportunidades.

E o LinkedIn é a rede perfeita para fazer isso. Nela, as pessoas não postam nenhum conteúdo pessoal, apenas de trabalho, além de expor suas qualificações, habilidades e experiência.

Hoje em dia, muitas empresas acessam direto o perfil do profissional em vez de pedir um currículo no formato tradicional. Então, se você ainda não fez o seu, corre para fazer.

Tem dúvidas de como criar um perfil ideal no LinkedIn? A gente te ajuda!

Além de criar conexões com outros profissionais da sua área, você também pode se conectar às empresas em que deseja trabalhar. Isso vai ajudar a entender a cultura do negócio e o perfil de profissional que eles buscam, além de (claro!) ficar ligado na abertura de processos seletivos.

Quer Refuturizar a sua carreira? Conheça os nossos cursos!

Tópicos: Currículo, empregabilidade, Redes Sociais


Posts recentes

Folia com renda extra? Temos!

read more

Soluções financeiras para ingressar na graduação

read more

5 dicas de saúde mental no trabalho

read more