Saúde mental - Setembro Amarelo

Refuturiza - 14 Setembro, 2022

PreparaTodos

Saúde mental - Setembro Amarelo

Em 10 de setembro, celebra-se o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Mas ao longo de todo o mês, conhecido como Setembro Amarelo, acontecem ações com o mesmo propósito.

Em 10 de setembro, celebra-se o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Mas ao longo de todo o mês, conhecido como Setembro Amarelo, acontecem ações com o mesmo propósito.

Saúde mental: nunca antes se falou tanto sobre esse assunto.

Você talvez já tenha ouvido alguma pessoa mais velha falar algo como “Na minha época não tinha nada disso”, quando diante do assunto.

E ela não deixa de ter certa razão. 

A saúde mental e seus transtornos começaram a ser estudados ainda no século XVII, mas foi no século XIX que o estudo tornou-se mais abrangente e profundo. Aqui no Brasil, porém, o conhecimento acerca deste assunto ganhou espaço apenas no século XX.

Ainda assim, seja em nosso país ou no mundo, o tema só se popularizou nos últimos tempos, já no século XXI. Por isso, muitas pessoas vivem com transtornos mentais sem saber; sequer entendem que precisam/podem procurar ajuda.

A saúde mental no Brasil

Em 2019, uma pesquisa da OMS - Organização Mundial de Saúde divulgada pela Revista Veja, apontava que 86% da população brasileira apresentava algum tipo de transtorno, como ansiedade ou depressão.

Os dados não passam por aí: somos o país com o maior número de ansiosos do mundo - cerca de 9,3% da população. Já a depressão alcança 59% da população de forma severa. E com a chegada da pandemia, essa realidade se agravou para cerca de 50% dos brasileiros, segundo levantamento do Fórum Econômico Mundial.

O Setembro Amarelo

Em um cenário de saúde mental tão conturbado, não é de espantar que os números ligados ao suicídio também sejam expressivos.

De acordo com o site oficial da campanha, estima-se que 700 mil brasileiros por ano decidam interromper suas vidas, uma média de 38 pessoas por dia. 

Esse número pode ser ainda maior, uma vez que há muita subnotificação. E por que isso acontece?

Bom, pode-se dizer que o suicídio é um assunto tabu em nossa sociedade. E a razão disso é o medo que se tem de influenciar as pessoas a praticarem o ato.

No entanto, de acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria, informar é o melhor caminho para prevenir.

Estima-se que 90% dos suicídios poderiam ser prevenidos. Isso faz pensar que esse preconceito histórico em falar sobre suicídio não ajudou a prevenir essas mortes”, é o que diz a psiquiatra Ana Beatriz Barbosa, autora do livro Mentes Depressivas - as três dimensões da doença do século.

A vida é a melhor escolha!

A Refuturiza abraça e apoia o Setembro Amarelo, reafirmando o lema da campanha deste ano: A vida é (sempre) a melhor escolha!

Por isso, se você ou alguém que você conhece estiver atravessando um momento difícil, não hesite em buscar ajuda. Você não está sozinho.

O CVV - Centro de Valorização da Vida oferece apoio de forma voluntária e gratuita a pessoas que estejam atravessando um momento difícil através do número de telefone 188. Os outros canais de comunicação são chat, e-mail e atendimento presencial. E o mais importante, eles garantem total sigilo!

Não abra mão da sua história e do seu direito à vida. Busque ajuda para você e para aqueles que você ama.

Tópicos: Saúde, Saúde mental, Depressão, Setembro Amarelo


Posts recentes

Folia com renda extra? Temos!

read more

Soluções financeiras para ingressar na graduação

read more

5 dicas de saúde mental no trabalho

read more